
Arsene Wenger foi técnico do Arsenal por 22 anos, com 17 títulos conquistados, o técnico é considerado uma lenda por guiar o time londrino na conquista da Premier League de 2003-04.
O título é lembrado pelo fato de ter sido conquistado de maneira invicta. Em uma liga tão disputada como a inglesa é muito difícil uma equipe vencer um campeonato sem perder um jogo sequer.
A CHEGADA DO TÉCNICO FRANCÊS
O técnico francês dirigiu 3 times antes de chegar no Arsenal, sendo eles:
- Nancy (1984-87)
- Monaco (1987-94)
- Nagoya Grampus Eight (1995-96)
Wenger conquistou o campeonato francês e a copa da França pelo Mônaco, também a Supercopa Japonesa e a Copa Imperador pelo Nagoya Grampus Eight.
Quando ele chegou à Inglaterra o Arsenal passava por uma péssima fase, sendo apelidado pela mídia de boring football (“futebol tedioso”) por causa do estilo de jogo kick and rush (bola longa).
Wenger chegou em 1996 , mostrando uma nova filosofia de jogo aos ingleses, mudando o esquema tático para o 4-4-2 e fazendo o time valorizar mais a posse da bola, trocando passes curtos, a melhora do time foi tanta que ele é considerado até hoje um dos times com o futebol mais bonito do mundo. O 1° título veio na temporada 1997-98 e o 2° veio na temporada 2001-02, sendo Thierry Henry o artilheiro com 24 gols.
A TEMPORADA DE OURO
Vindo de uma temporada como artilheiro, Thierry Henry brilhou novamente na temporada 2003-04 com 30 e 9 assistências, outros destaques da temporada também foram Robert Pires, Dennis Bergkamp e Patrick Vieira.
COMO JOGAVA O ARSENAL ?
A construção de jogadas do Arsenal era muito rápida, com ultrapassagens entre meias abertos e os laterais. Outra característica importante desse time era o uso de contra-ataques, aproveitando a velocidade de Pires, Ljundberg e Henry. Bergkamp era o cérebro do time, sempre tirando uma jogada genial da cartola.
Como mostrado na imagem acima, Henry frequentemente abria para as laterais, essa movimentação confundia os zagueiros, pois enquanto Henry saía os meias Pires e Ljundberg cortavam para o meio, os laterais Lauren e Cole aproveitavam o espaço para subir ao ataque, Bergkamp, conhecido por sua genialidade e classe, recuava um pouco para criar as jogadas. Patrick Vieira era o elemento surpresa, aparecendo na grande área sempre que, já Gilberto Silva ficava mais atrás protegendo a zaga.
Defensivamente o Arsenal pressionava os oponentes a partir da linha do meio campo, mantendo sempre a formação. Henry e Bergkamp não pressionavam tanto os zagueiros, o francês se posicionava entre o zagueiro e o lateral esquerdo e o holandês entre as linhas da defesa e o meio-campo.
Quando um dos meias centrais saía para dar combate, o ponta que jogava próximo dele saía para dar cobertura. Com a pressão os adversários eram forçados a dar passes mais longos, procurando os atacantes, mas a dupla de zaga era ótima em bolas aéreas.
A dupla de zaga era forte e segura, Touré e Campbell eram bons no jogo aéreo e nas interceptações. Jens Lehmann foi o goleiro menos vazado da Premier League, permitindo apenas 15 gols naquela temporada.
Além do Campeonato Inglês os gunners não venceram nenhum outro campeonato, mas isso não estraga a imagem de um time que fez o impossível.
Segue abaixo um vídeo com os melhores momentos do Arsenal em 2003-04: