Na temporada 2014-15 o Barcelona viveu a melhor temporada de sua história. Depois da saída de Pep Guardiola o time parecia ter perdido a identidade, o time trocou de técnico 2 vezes em 2 anos, mas os resultados não vieram. Mas em 2014, com a chegada de Luis Enrique os blaugranas encontraram um estilo de jogo novo, com um tridente ofensivo que fez história.

AS TEMPORADAS ANTERIORES

O Barcelona alcançou seu auge durante o período de Pep Guardiola (2008-2012) tendo um aproveitamento de 78,81% e sendo o técnico mais vitorioso da história do clube com 14 títulos.  Mas após a saída de Guardiola o time catalão não foi mais o mesmo.

Na temporada 2012-13 o clube sofreu a maior humilhação de sua história, enfrentando o Bayern de Munique de Jupp Heynckes na Champions League e sofrendo uma goleada de 3-0 em casa e 4-0 na Alemanha.

Na temporada seguinte Tata Martino assume o comando do Barcelona, porém o time teve uma péssima temporada, sendo eliminado da Champions League pelo Atlético de Madrid e vendo o seu maior adversário (Real Madrid) conquistar La Undécima. Nessa temporada o único triunfo do time foi a Supercopa da Espanha.

A CHEGADA DE LUIS ENRIQUE

Luis Enrique

O clube anunciou a chegada de Luis Enrique em 19 de maio de 2014, ele já havia passado pelo clube enquanto era jogador, como treinador ele havia passado pelo time B do Barcelona, Roma e Celta de Vigo, mas nunca havia enfrentado um desafio como treinar o Barcelona.

Ainda em 2014 o Barcelona contratou Luis Suarez, os defensores Mathieu e Vermaelen, o meia Rakitic e os goleiros Claudio Bravo e Ter Stegen.  Mas no mesmo ano o time também sofreu perdas com a saída de Puyol, Valdés, Fàbregas, Alexis Sanchez entre outros jogadores que deixaram a equipe.

BALANÇO DA TEMPORADA

O Barcelona sofreu com os tropeços no início da temporada, ficando fora da liderança da LaLiga por 4 meses,  também houve polêmicas envolvendo Messi e Neymar , mas o time se recuperou assumindo a liderança e vencendo a liga espanhola com apenas 4 derrotas em 38 jogos.

Na liga dos campeões o time catalão só sofreu 2 derrotas e se sagrou campeão contra a Juventus, além disso o time também conquistou a Copa do Rei de forma invicta, conquistando assim a Tríplice Coroa. O aproveitamento total do Barcelona nessa temporada foi de 83,3%, com 50 vitórias, 4 empates e 6 derrotas em 60 jogos.

O Trio MSN fez uma temporada incrível, com Messi fazendo 58 gols, Suarez com 25 e Neymar com 39, totalizando 122 gols, o maior número já feito por um trio em uma temporada na história do futebol.

O 11 TITULAR

O técnico espanhol usou o goleiro Ter Stegen durante a Liga dos Campeões e Claudio Bravo nas competições nacionais, os zagueiros Pique e Mascherano eram titulares absolutos e Daniel Alves e Jordi Alba completavam a zaga.

No meio campo Xavi, lendário meio-campista estava em sua última temporada no Barça e era o capitão da equipe ao seu lado jogavam Iniesta e Busquets, Rakitic também entrava regularmente no time para dar descanso à Xavi.

O ataque blaugrana era formado pelo famigerado trio MSN.  Messi continuava sendo Messi, Neymar estava em constante evolução desde sua chegada ao time em 2013 e Luís Suarez estava enfrentando uma punição da FIFA por ter mordido Chiellini na Copa de 2014, ficou fora dos gramados até Outubro daquele ano.

11 Titular

O jogo do Barcelona dependia muito do trio MSN, pois a maior parte das jogadas vinha dos pés de Messi e Neymar. Estes se posicionavam de maneira mais centralizada, porém tinham liberdade de movimento pelo campo de ataque, já Suarez fazia papel de pivô, mas também saia da área dependendo da jogada.

Daniel Alves e Jordi subiam sempre ao ataque. O meio campo do time se encarregava de levar a bola somente até o último terço do campo de ataque e lá os 3 atacantes se encarregavam do resto. Tendo Inesta, Rakitic e Busquets no meio campo o time não tinha dificuldades na saída de bola.

Na zaga Piqué se encarregava das jogadas aéreas, tendo sempre ajuda de Busquets, Mascherano cuidava das interceptações. O goleiro Ter Stegen jogava a Champions League e Claudio Bravo os campeonatos nacionais, os 2 eram ótimos na saída de bola, o que contribuía muito para o estilo de jogo do time.

COMO JOGAVA O BARCELONA?

Uma mudança marcante de Luis Enrique no time catalão foi tornar o estilo de jogo mais objetivo, isso ocorreu porque o Tiki-Taka estava muito desgastado e também era um jeito de aproveitar melhor a velocidade de Messi, Neymar e os laterais da equipe. O time mantinha a posse da bola somente quando necessário.

O Barcelona ainda construía suas jogadas com calma, porém quando a bola chegava ao campo de ataque as coisas mudavam, o trio ofensivo se movimentava, eles faziam triangulações, jogadas individuais. Aquele trio de ataque tinha um entrosamento incrível, todos sabiam exatamente onde se posicionar em cada jogada. Iniesta também aprecia como opção para as triangulações, mas não entrava muito na área.

Esse estilo de jogo foi apelidado de Taka-Gol. Outra característica muito importante foi o uso dos contra ataques, que passaram a ser uma das armas mais mortais do Barça.

O BARCELONA DE VOLTA AO AUGE

Quando Guardiola saiu ficou uma pergunta no ar: Que técnico seria capaz de fazer o Barcelona ser temido novamente ?

O que ninguém esperava era que esse técnico seria Luis Enrique e a mudança que ele traria ao time. Ele entrou para a história do clube como o técnico que levou o Barça de volta ao auge.

A temporada de 2014-15 começou duvidosa e terminou de uma forma mágica para o Barcelona, não poderia ter sido melhor. O melhor tridente ofensivo, a melhor temporada da história do clube. Esse elenco vai ser sempre lembrado por trazer de volta a felicidade à Catalunha.

Segue abaixo um vídeo com todos os gols do Trio MSN na temporada 2014-15:

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora