O gegenpressing, cuja tradução livre é: contra-atacar o contra-ataque, é uma tática de defesa agressiva que se popularizou no futebol de forma tão natural que é possível vê-la em quase todos os jogos. O gegenpressing é usado na seguinte situação: O time A está no campo de ataque, mas perde a bola então ao invés de recuar o time A avança contra o time B, impedindo o contra-ataque e ganhando a bola de volta no campo adversário.

Como no exemplo abaixo:

ORIGEM

A origem do gegenpressing remonta a década de 1960 quando a seleção da União Soviética usava essa tática para pressionar os adversários, isso claramente deixava os outros adversários livres, porém a idéia era fazer o jogador pressionado errar o passe.

O técnico que popularizou essa tática foi o alemão Jurgen Klopp quando dirigiu o Borussia Dortmund. O time era conhecido por seu ataque rápido e sua defesa agressiva.

É muito comum ver times que valorizam a posse da bola usando o gegenpressing. Esse estilo de jogo facilita o uso dessa tática, pois como os jogadores ficam próximos uns dos outros, fica muito mais fácil pressionar o adversário.

Liverpool de Klopp, pressionando o West Ham Utd.

AS VARIAÇÕES DO GEGENPRESSING

Muitos técnicos usam o gegenpressing de maneiras diferentes. Jupp Heynckes, ex- técnico do Bayern de Munique, instruía seus jogadores para que um deles pressionasse o adversário, enquanto os outros fechavam as opções de passe, já Jurgen Klopp instrui seus jogadores a cercar o adversário que está com a bola. Pep Guardiola prefere que seus jogadores marquem apenas as opções de passe. Mas o que todos têm em comum é o uso da velocidade e a organização defensiva.

ATENÇÃO AOS DETALHES

A maior preocupação ao utilizar o gegenpressing é o timing, muitos técnicos usam um tempo limite de 5 segundos, se o time recuperar a bola avança, senão, recuar é a melhor opção.

Essa tática exige muito esforço do time que a utiliza, por isso na hora de usa-lá, deve-se levar em consideração: em que setor do campo usar, quais jogadores serão usados, em que momento do jogo usar a tática e claro quando recuar o time.

O gegenpressing é uma “amostra grátis” da evolução do futebol e de como os detalhes são importantes dentro das 4 linhas.

Abaixo está um vídeo do Liverpool, comandado por Klopp, usando o gegenpressing.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora